15
sábado,
de

Foi á 40 anos atrás...

Faz hoje dia 15 de Agosto que a primeira edição do Woodstock celebra 40 anos.
Foram 3 dias de festival alusivos a Paz (contra a guerra do Vietname) e a música, visto que o primeiro festival aconteceu em 1969 e rapidamente tornou-se num símbolo a contra cultura hippie que na altura estava em altas, contou com 32 dos mais conhecidos músicos da época e mesmo tendo sido um fim de semana chuvoso estiveram no festival meio milhão de espectadores. Contudo muitos foram os que tentaram boicotar o festival o que acabou por tornar esta primeira edição do festival lendária. A ideia de fazer um grande festival organizado na fazenda de Max Yasgur na cidade rural de Bethel, Nova York veio da mente de Michael Lang, Jonh P. Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld. A ideia de Roberts e Rosenman que começaram por entrar com as finanças colocaram um anuncio no New York times e no Wall Street Journal que dizia "Jovens com capital ilimitado procuram oportunidades de investimento legitimo e propostas de negócios", Lang e Kornfeld responderam ao anúncio e os quatro reuniram-se inicialmente para discutir uma criação de um estúdio de gravação em Woodstock, mas a ideia rapidamente evoluiu para um festival de música e artes ao ar livre.
Considerado um investimento arriscado, o projecto foi montado tendo em conta um retorno financeiro. Os Bilhetes eram vendidos nas lojas de disco da área de Nova York e via correio através de uma caixa postal, custavam 18 dólares ou 24 dólares se adquiridos no dia. 186 mil bilhetes foram vendidos antecipadamente, mas os organizadores esperavam por volta de 200 mil pessoas, mas não foi isso que aconteceu, pois apareceram mais de 500 mil pessoas que derrubaram cercas e tornaram o festival um evento gratuito, rapidamente a vila rural de Bethel tornou-se para as autoridades de "área de Calamidade pública" com auto-estradas congestionadas e com as instalações do festival não preparadas para tal multidão em termos de saneamento e primeiros socorros. Contudo houve apenas dois mortos, um de overdose de heroina e o outro atropelado por um tractor, também houve dois partos registados e quatro abortos. Mesmo assim em sintonia e esperança idealista dos anos 60, Woodstock satisfez a maioria das pessoas que compareceram no festival e todos acharam a qualidade musical excepcional. O primeiro dia de festival no dia 15 de Agosto, foi um dia mais leve com maior parte dos artistas folk, como Richie Havens, Country Joe McDonald (que tocou separado da sua banda The Fish), Jonh Sebastian, Sweetwater, The incredible String Band, Bert Sommer, Tim Hardin, Ravi Shankar, Melanie, Arlo Guthrie e Joan Baez. O Segundo dia, Sábado, 16 de Agosto foi dado ao rock psicadelico com artistas como Keef Hartley Band, Santana, Canned Heat, Mountain, Janis Joplin, Grateful Dead, Creedence Clearwater Revival, Sly & the Family Stone, The Who e Jefferson Airplane. O terceiro e ultimo dia com um atraso de 9 horas devido a um temporal fez com que grande parte do público fosse embora tornando este dia o menos assistido e extendendo-se para Segunda-feira, mas contou com artistas como Joe Cocker, Country Joe and the Fish, Ten Years After, The Band, Blood Sweat & Tears, Johnny Winter, Crosby Stills Nash & Young, Paul Butterfield Blues Band, Sha-Na-Na e Jimi Hendrix.
Depois da primeira edição o festival tornou-se um acontecimento que aconteceu em todo o fim de década, tornando-se a repetir em 1979 e depois em 1989 mas em 1994 houve uma edição para comemorar os 25 anos e depois logo de seguida em 1999 e este ano 2009 está a decorrer os 40 anos de Woodstock e nos dias 22 e 23 deste mês irá acontecer um outro woodstock mas em Berlim, num aeroporto abandonado. Este ano é também ano de estreia do filme "Taking Woodstock" realizado pelo Ang Lee. Admiral deixa aqui o Trailer:

Contudo o Admiral tem a dizer que para celebrar estes 40 anos a RTP2 irá passar hoje a seguir ao Filme "Fama" o Documentário lançado em 1970 "Woodstock" (programação aqui)

(via Woodstock69.com)

0 comentários: